Cultura - Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021

MUNICÍPIOS DA REGIÃO CONCORREM COM PROJETOS APRESENTADOS PARA ATENDER O CHAMAMENTO DOS EDITAIS PROAC – PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL

Dos 42 municípios integrantes do CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, 12 participaram da inscrição de dois projetos, entre eles o município de Florínea-SP

Projetos PROAC 2021 - legislação de incentivo à Cultura, do Governo do Estado de São Paulo (Notícia Portal)

O primeiro deles é o Projeto “Itinerância do Acervo do Museu de Arte Primitiva de Assis”, de caráter inovador, propondo a itinerância de obras de grandes artistas brasileiros de arte Naïf que integram o seu acervo. As exposições não serão realizadas nos grandes centros urbanos, como é de praxe, mas no interior do estado, em cidades parceiras, situadas em regiões que, quase sempre, são deixadas de lado quando se trata de exposições de maior vulto. O projeto, inscrito no edital 38 - Proac Expresso Direto, do Governo do Estado de São Paulo, prevê que a itinerância ocorra em 12 cidades integrantes do CIVAP, além do restauro e higienização de importantes obras de arte, investindo em pesquisa e capacitação de profissionais destacados para a elaboração de roteiros educativos dirigidos a visitas do público e para divulgação, contando assim com equipe técnica qualificada.

O segundo projeto “Ações e estudos estratégicos para 03 museus | Planos museológicos”, que foi inscrito no edital Proac Expresso no. 28/2021, destinado a Museus e Acervos /Reforma / Ampliação / Modernização do PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL – ProAC, volta-se para o MAPA – Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi”; para o Museu e Arquivo Histórico Municipal Jornalista José Jorge Júnior, da Estância Turística de Paraguaçu Paulista e para o Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertoldi, de Santa Cruz do Rio Pardo.

O objetivo do projeto é elaborar um plano museológico para cada um dos museus, como um documento orientador das ações museológicas dessas instituições para os próximos cinco anos. Uma vez aprovado no edital do ProAC, sua execução será realizada de forma coletiva e colaborativa, durante o ano de 2022.

A adoção desse modelo de ação contribui para o fortalecimento de parcerias regionais, promovendo a construção da identidade regional, buscando economicidade e soluções sustentáveis de financiamento público e de fomento aos museus. Dessa forma, multiplicam-se os resultados para essa região do Estado de São Paulo. Na mesma linha de trabalho, utilizando o recurso do mutirão museológico, o SISEM - Sistema Estadual de Museus, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - SEC, proporcionou a indicação de museólogos e profissionais da área de museologia, para desenvolver projetos nos municípios integrantes do interior do estado.

Os municípios de Assis e Santa Cruz do Rio Pardo, vale lembrar, são representantes da Região do Vale do Paranapanema, junto ao SISEM SP e à SEC.